MAPA DA CENA /// PRÊMIO WEB 3
O Prêmio Web cresceu!
Quer dizer... vamos explicar melhor:
Nossa iniciativa de valorização e difusão das Artes Cênicas do Distrito Federal, que teve duas edições belíssimas em 2018 e 2019, nosso prêmio popular e democrático agora é uma das ações dentro de um projeto maior chamado MAPA DA CENA.
Avançando com os nossos propósitos, crenças e tentativas no teatro da capital do país, cientes dos locais que ocupamos e dos que não ocupamos, nosso projeto agora fica mais parecido com o nosso real intuito: registrar, valorizar, mapear, criar redes, unir e fortalecer a classe, gerar oportunidades e crescer! Enquanto classe artística, enquanto polo criativo que deve ser reconhecido e valorizado, enquanto trabalhadores e trabalhadoras, ávidas criadoras integrantes de um tecido enorme, rico, diverso e complexo reconhecido mundialmente: a cultura brasileira!
Não nos referimos somente a cultura dos números, editais, decretos, objetos e justificativas. Falamos dum sentimento de alma, de modos de ser, de existências, resistências, re-existências e também sobrevivências. De comunas e comunidades. Dos encontros prováveis e improváveis, das aglomerações fortificantes e dos momentos de refúgio, das conversas intermináveis e dos silêncios necessários, do que nutre o espírito e a coluna de todo o cosmos da cena e das pessoas que botam no mundo o drama, a comédia e tudo mais que pede para existir.
É com muita alegria que em breve convidaremos com ares de convocação a todas/os/es das Artes Cênicas do Distrito Federal a participarem do MAPA DA CENA!
Serão bem-vindos cadastros de espetáculos, projetos e iniciativas ligadas as Artes da Cena no DF que tenham acontecido entre 2022 e 2024, nos colocando em passos largos para poder reunir e mapear o máximo da produção realizada pós-pandemia e, junto das edições anteriores, atingir a marca de cinco anos de dados reunidos.
Para dar conta do recado, vamos ofertar bolsas de pesquisa para compor uma equipe de pesquisadores/as, selecionadas/os/es via convocatória pública, que serão coordenadas/os/es pela artista e pesquisadora Profª. Drª. Fabiana Marroni, somando-se ao Tripé e toda a equipe do projeto para a criação e o lançamento da 1ª publicação “Mapa da Cena”.
Junto e em paralelo ao mapeamento e pesquisa, que convocamos todas/os/es a participarem para a geração de um anuário amplo e representativo sobre a cena do DF, estarão abertas no próprio formulário de cadastro do MAPA, as inscrições para a 3ª Edição do Prêmio Web de Teatros do DF. O Prêmio, já conhecido pelos grupos e fazedores cênicos da capital, seguirá sendo um catalisador da potência criativa que persiste e habita entre os poucos teatros e espaços de convivência de uma urbanidade muitas vezes fria e segregadora.
A votação segue sendo popular e virtual, oferecendo oportunidades de crescimento profissional para produções e artistas que, por vezes, não seriam notadas por júris, curadores, programadores, pareceristas e bancas de seleção. Sobre isso, nos interessa mais o desejo de engajar o público e a comunidade artística em relembrar todas as produções que chegaram ao público durante o ano do que o ato de competir, apesar de sabermos também que uma premiação no currículo de uma peça pode ajudar. Independente daqueles que chegarem ao final desse processo como mais votados, todos os fazedores de cultura do DF e do Brasil são verdadeiros guerreiros e guerreiras. Vitoriosos por sua inerente persistência.
Para encerrar essa ação, além do lançamento do catálogo, produziremos a mais bela Noite de Premiação que já houve, um dia e um lugar onde iremos reunir o máximo de cabeças e corpos das Artes Cênicas do DF. Juntes, conheceremos as produções e projetos mais votados pelo público e celebraremos a força de toda uma categoria!